Friday, April 4, 2008

Corporate Social Responsibility

A mania da "Corporate Social Responsibility" (CSR) está muito na moda. Toda a empresa respeitável (e mesmo as não respeitáveis) hoje em dia publicita as suas acções de CSR, imprime relatórios gigantescos a cores para mostrar como se preocupam com o ambiente e trabalhadores, etc. Uma verdadeira indústria nasceu à volta desta moda, desde consultores a fundos de investimento dedicados a empresas "responsáveis". Pertencer ao Dow Jones Sustainability Index (DJSI) é considerado o maior marco de honra, um sinal de elevados standards éticos e práticas morais, e algo que possibilita alguns investidores institucionais "limpos" a investir na empresa.

Hoje ouvi discursar o Gary Loveman, o CEO da Harrah's, que se orgulhava muito da sua empresa pertencer ao DJSI, por dar muito dinheiro para caridade, etc. Até aí tudo normal, não fosse o pequeno pormenor da indústria onde a companhia opera. A Harrah's é uma das maiores empresas da indústria do jogo a nível mundial, com mais de 50 casinos só nos Estados Unidos.

Se calhar os critérios para pertencer ao índice são industry-specific, e no caso da indústria deles apenas significam "fazem um esforço por não rebentar muitas rótulas".

No comments: