Sunday, July 15, 2007

Sinto-me tão burro...

Estive a fazer uma coisa que nunca se deve fazer (e provavelmente desnecessária, mas enfim...) - dar uma volta por todos os cadernos, dossiers, folhas soltas, etc. que eu tinha do curso à procura de apontamentos e resumos que eu tinha de certas cadeiras que possam vir a ser úteis no MBA (é o chamado "descargo de consciência"). Para além de encontrar muito (mas mesmo muito) pó dei uma vista de olhos em muito material do curso que me fez sentir bastante burro. Como é que é possível que há poucos anos atrás aquelas coisas fizessem sentido para mim (ou pelo menos, no caso de algumas cadeiras, percebesse o suficiente para conseguir enganar os professores - ah, a maravilha dos exames resolvidos...) e agora eu olhe para aquilo como um boi para um palácio?

Não é para me gabar mas eu tomava uns apontamentos bem bons (e bastante policromáticos, como os meus modelos de Excel - conseguia escrever a 4 cores mais rápido que alguns colegas meus com uma), e tinha o hábito de, em muitas cadeiras, no final do semestre fazer um resumo (especialmente se o professor "dava" bons apontamentos e não se limitava a fazer uns rabiscos no quadro ou mostrar uns acetatos), para estudar melhor revendo a matéria ou levar para exames com consulta. Infelizmente não encontrei os resumos de algumas cadeiras que eu julgava ter feito (nomeadamente AMIII e Estabilidade de Voo, o único 20 que eu tive na vida, resultante de uma combinação de virtuosismo na caça à fórmula - o exame era com consulta - e do mindset "Olhe que se lixe, é o meu último semestre antes de bazar para o Hawaii e o rapaz até é simpático" do Kobayashi) mas por outro lado encontrei resumos que não me lembrava de ter feito.

Felizmente para mim, o meu maior receio não se concretizou - encontrei os originais da minha jóia da coroa, uns "resumos" brilhantes que eu fiz para a cadeira de Análise Matemática IV e que julgava perdidos irremediavelmente, emprestados a alguém que nunca os teria devolvido. Chamar resumo àquilo é porventura um exagero (afinal sempre eram 39 páginas...) mas aparentemente resultaram (foi a cadeira de matemática no Técnico a que eu me safei melhor, e graças à qual assisti pela primeira vez à táctica "good cop, bad cop" na oral - felizmente para mim a "good cop" era a regente da cadeira e o "bad cop" um assistente). Por acaso tenho pena que aparentemente a cadeira tenha deixado de existir por causa do tratado de bórlo-nha - era porventura a matemática mais importante de todas para um engenheiro (equações diferenciais power!), e a base teórica para alguma das cadeiras que eu mais gostei no curso, tais como VR, Placas e Cascas e CAE.

No comments: