Monday, January 21, 2008

Obrigado por me ajudares...

Na quinta-feira estava em Nova Iorque a jantar com um amigo meu que anda em Columbia e uns colegas dele de MBA (espanhóis) quando veio à baila o tema da monarquia. Quando referi que a monarquia espanhola mais não era que uma ditadura entraram em modo completamente histérico, a dizer que eu não sabia do que estava a falar e coisas assim (mesmo apesar de eu ter explicado que não era nada de pessoal contra a Espanha mas simplesmente o facto de, pela sua própria natureza, todas as monarquias serem ditaduras).

Um deles decidiu invocar argumentos do tempo da Roma antiga, a dizer que um ditador não era um governante não eleito mas sim um governante com poder absoluto, independentemente da forma como chegou ao poder ou de quanto tempo vai lá estar (o que levanta a pergunta - será que segundo essa definição alguma vez existiu um ditador na história?). Como, segundo ele, o rei de Espanha não tinha poder nenhum (apesar, de, paradoxalmente, dizer "porque no te calas?" ao Chavez estar englobado no âmbito daqueles poderes que ele não tem, segundo os espanholitos que disseram que o rei estava apenas a fazer o trabalho dele) não podia ser considerado um ditador. Contudo, o argumento mais genial veio da boca do colega dele, que afirmou que o rei de Espanha não era um ditador porque, segundo ele, "se houvesse um referendo em Espanha o rei perdia e a monarquia acabava".

Após olhar para ele durante alguns segundos sem conseguir acreditar na imensidão da estupidez do argumento que estava a ouvir lá consegui reunir forças para lhe perguntar se ele, sinceramente, não via como esse argumento só reforçava (e de que maneira!) o meu ponto sem me desatar a rir na cara dele.

15 comments:

Unknown said...

OLE!

Ricardo Gomes da Silva said...

Uma coisa é ser anti-hispãnico...disso gosto!

Outra é confundir monarquia com ditadura...essa é oca!

Então os holandeses vivem num pais repressivo?...já estou com pena deles...não fosse o facto de terem mais liberdades do que cá!

Serão os noruegueses uns coitados reprimidos...talvez seja por isso que são o povo que melhor vive (dados das NU)

será também por isso que os portugueses emigram para o Luxemburgo?...que é uma monarquia!
Já sei são todos skinheads com saudades de salazar ou então são tão pobres que até se deixam escravizar...não fosse o facto de muitos lá ficarem a viver!

O Reino Unido é um regime ditatorial?!

O que os totos dos seus colegas espanhois não sabem...e deviam saber .É que as monarquias são regimes democráticos, porque o Rei rena por direito subjectivo (advém do povo e não de si, como na regra de Luis XIV) e não por direito objectivo...por isso é que todos os reis Portugueses eram caucionados em Cortes....o direito dependia da aprovação popular!

bem haja

João Branco (JORB) said...

Feliz que sou por ser um Cidadão, e não um Súbdito com o leónidas gostaria de ser.

"As monarquias são regimes democráticos" - Suponho que haja uma série de sauditas e nepaleses a discordar ...

A minha definição de ditadura: um governante é um ditador se não responder perante um parlamento eleito pelo povo frequentemente. Parece-me que qualquer Rei entra nesta definição.

A não ser que nunca exerça o seu poder, e neste caso não é um rei, é um fantoche para as revistas cor de rosa. Ergo: rei=fantoche (noruega, uk) ou rei=ditador (saudis, nepal)

Ps.: A monarquia na holanda e noruega são um resquício histórico - à primeira que tentem ingerir em assuntos de governo serão depostos.

Pyrex said...

Então Branco, não sejas tão duro, não sabes perfeitamente que correlação é sinónimo de causação? Se eles têm reis e são mais felizes, então devem ser os reis que causam mais felicidade. O mesmo argumento pode ser feito do facto da maioria dos cidadãos nesses países serem louros - na verdade o futuro de Portugal passa por uns quantos barris de água oxigenada.

Ricardo Gomes da Silva said...

Notei que não falou no Reino Unido ou na Commonwealth...que é uma imensa monarquia constitucional apejada de ditaduras (na sua prespectiva)

Essa de sou cidadão e não subdito é uma tirada da esquerda revolucionária do seculo passado...o sua ou a minha capacidade individual perante a lei e a constituição é a mesma...somos obrigados a espeita-la!

Essa do subdito e não me ajoelho...bla bla bla E uma treta liberal do esc. XIX
Em Democracia não existe individualismo absoluto, amenos que gostasse da anarquia ou de um estado ultra-liberal.
Pode não achar piada mas o meu caro amigo é um subdito da republica portuguesa...paga os impostos e respeita a lei ou é penalizado...mas se gosta de trocar os nomes para se sentir melhor.,força!

As monarquias da Europa (para restringir a questão já que se foi buscar regimes monarquicos asiáticos eu poderia-lhe dar 10 vezes mais exemplos de republicas ditatoriais...sendo qualquer uma delas pior do que o pior regime monarquico)são democracias e todas com niveis de qualidade de vida (dos subditos...todinhos de joelhos a reçeber chibatadas) e riqueza superiores á portuguesa
Isto é um facto matemático!

"As monarquias são fantoches"...conhece mal a actualidade politica europeia.Nenhuma republica sobreviveria unida sem conflito interno se tivesse passado aquilo que a Belgica passou nos ultimos 6 meses...e o credito é todo do Rei, como garante da unidade!

O rei não governa (este conceito não existe desde o inicio ddo sec XIX) modera e é o garante do país e do estado de direito....o presidente faz o mesmo papel...se duvida leia o DN de hoje, ou leia os comentários dos ex-presidentes portugueses ao rei de Espanha

Em Portugal nos ultimos 100 anos o Estado de Direito caiu 3 vezes (e cada vez que ocore vêm as ocupações os assassinatos o "poder popular" a perda total dos direitos adquiridos!)..nos 100 anos anteriores nem uma

A monarquia é a variável que define as sociedades estáveis constructivas e evoluidas.A estabilidade do Estado de Direito e a incapacidade da tomada de assalto ao aparelho do Estado permitem aquilo que os portugueses não conhecem ha decadas
...pensar no futuro para os seus sem estar preocupado com as proximas alterações legais, impostos e corrupção de uma classe politica que está sem redea

Pondere que ser monarquico não é ser elitista é saber algo que a maioria dos portugueses desconhece....A republica já falhou 3 vezes por culpa própria...como qualquer organismo, a próxima pode ser fatal!

visite o think tank monarquico
www.somosportugueses.com

e vai ver que a monarquia não é o regime absolutista que ainda julga existir

Ainda hei-de o ver monarquico..porque acima de tudo somos efectivamente portugueses

bem haja

Anonymous said...

É incrível a falta de cultura de alguns republicanos, mais valia estarem calados para não fazerem figuras tristes.
Súbito eu ? yap eu faço a vénia mais depressa ao meu cão do que a qualquer republicano ignorante ou pseudo-intelectual da treta.

Pyrex said...

Mais ridículo que os argumentos defendidos por esses senhores que se sentem muito ofendidos pelos ataques à monarquia (que ainda não responderam à ligação entre correlação e causação) só mesmo o título do site, "somos portugueses".

Tendo em conta que, em Portugal, a suposta classe dominante (os "nobres" e os monarcas) sempre foram de origem visigótica, quando a generalidade da população era de origem ibérica/romana (têm dúvidas? comparem a incidência de cabelos louros entre os monarquistas e a população em geral), e que, sempre que puderam, traíram o país, vendendo-o a Espanha e quejandos, a troco de ganhos imediatos (1383, 1580, 1805, etc. etc. etc.) o título não deixa de ser irónico. Portugal é hoje em dia um país independente porque o povo assim o quis, não devido à vontade de uma suposta elite.

Anonymous said...

Oh Pyrex deves ter a mania que és radical porque não te informas melhor ? O Povo não pediu nada, alguma vez votou a Questão de Regime ? Que raio de democracia é esta que obriga as pessoas a viverem numa republica ? Anti-democratas deviam estar nas Berlengas a fazer companhia às gaivotas.

Ainda mais quando o 5 de Outubro foi feito por um partido que só tinha 10% dos acentos no parlamento. O Povo não pediu e nem votou nada !

Continuo a fazer a vénia ao meu cão não por nada mais tem mais craveira intelectual do que vossa excelência.

"Porque não te calas ?"

Pyrex said...

"Porque é que eu não me calo"? Eu sei que no regime ideal dos monarcas isso era algo fácil de se obter, era só o representante de Deus na Terra o ordenar e estava feito. Contudo, vivemos numa sociedade livre, e não há sociedade mais livre que a blogosfera, até dá espaço para líricos escreverem baboseiras como Portugal seria hoje em dia um paraíso se não tivesse sido pelo 5 de Outubro. Sendo assim, e dado que o blog é meu e as minhas opiniões pelos vistos te irritam tanto pergunto "Porque não deixas de o ler"?

Anonymous said...

LOL

Eu leio porque me dá vontade rir com tanta falta de cultura. Então há mais liberdade com o 5 de Outubro LOLOLOLOLOL
Oh por acaso sabes o que que foi o Estado Novo ? 48 anos de ditadura Salazarista Republicana ? LOLOLOL

Não sabias que Salazar era Republicano ? lol acho que tens de passar de Pyrex para Taparower

Realmente só falta dizer que isto tudo se deve a Karl Marx e a Lennine LOLOLOLOL

A Internet nada tem a ver com res publica LOLOLOL À 100 anos atrás havia liberdade, Havia um Governo, Parlamento e uma Constituição. Deves é ir ao dicionário saber o que é isso, pelos vistos não deves saber LOLOL

João Branco (JORB) said...

Tens uns visitantes muito inteligentes no teu blogue, Miguel :)

João Branco (JORB) said...

Rui Monteiro: um partido com "acentos " é um pártidó?

João Branco (JORB) said...

Já agora, senhores monárquicos, segundo o vosso regime, os meus nunca foram portugueses. Sou de Faro, que os vossos reizinhos nunca chamaram Portugal. Só em 1910 o Algarve se tornou parte de Portugal, digo da República Portuguesa, que por muito que vos custe, é a vossa também. Já agora, o vosso partidozeco vai ser extinto por falta de apoiantes - os Portugueses não querem ser súbditos.

Ricardo Gomes da Silva said...

Agora é que fiquei esmagado pela argumentação!
O Reino do Algarve..como é que os republicanos não se lembraram desta..afinal o que define a nacionalidade é o nome da terriola e não a cultura!....nem precisavam de fazer o regicidio!

Olhe que essa pseudo-cultura USA está a fazer-lhe mal!

O que mais me aborrece é a argumentação republicana...ausência dela!

O caro amigo critica os espanhois por não saberem o que é a monarquia...eu acho é que o meu caro é que não sabe o que é a Republica....nasceu dentro dela, portanto é um dado adquirido!

A Republica foi um regime que nasceu torto, pois baseou-se:
num crime, em terrorismo (terror no seu«io da pop. urbana), na ausência de elite politica (os politicos não prestavam...e a alteração de regime não alterou esse facto), Juventude do Rei

A Republica não só não alterou como piorou tudo!
Passsou a haver:
- desemprego,
- inflação,
-guerra civil (só em 1911 Lisboa foi bombardeada 2 vezes por tropas regulares),
-fome ,
-pedofilia (desenhos de Stuart referem consequtivamente esta realidade)
-guerra (I guerra mundial em que Afonso Costa saiu airoso...o povo na altura...na altura! dizia que Costa tinha ganho uma libra por cada português na guerra)
-Aumento da religiosidade (proporcional á miséria...deu no fenómeno de Fátima)
-aumento da corrupção (a maioria dos palacetes é dessa epoca....Portugal chegou a ter mais de 50 bancos diferentes, e estavamos em recessão profunda!)
-espancamentos (as ruas eram fustigadas por bandos armados perante a impotência da autoridade)
...etc

Nada disto existia antes de 1910!

Se hoje estamos bem (podiamos estar melhor!) é devido aos pacotes financeiros da UE
...deixe o dinheiro acabar e veremos qual é a capacidade
da Republica para desenvolver o País PELOS PRÓPRIOS MEIOS

Creio que o facto de estar em Boston a estudar já responde á minha questão!
Se fosse a si ficava por ai mesmo

Asim oderá dizer que Portugal não dá hipoteses, não há empregos...etc

Ao que eu direi...gostam da republica?...então engulam-na!

bem haja

João Branco (JORB) said...

Leónidas, estude a história do Algarve. "Somos Portugueses!" era algo que os meus não podiam dizer até 1910. O facto de chamar "terriola" a parte da sua nação diz muito sobre a forma como os monárquicos sempre trataram o Algarve.

Quanto ao destino actual do Miguel:

Realmente um jovem da Amadora de uma família plebeia, remediada, estar a estudar na melhor escola de engenharia do mundo, e isto por mérito próprio, era coisa impossível antes de 1910 ...

Quanto aos portugueses:

Temos tido oportunidade de fazer regressar a monarquia, mas o seu partidozeco não tem sequer os 5000 votos que precisa para se manter à tona de água, e tem que se juntar à extrema-direita (pnr) e extrema-esquerda (4-pous) para fazer força para não ser extinto. Diz-me com quem andas ...

Já agora:

Vocês monárquicos gostariam mesmo de ver o "D" Duarte de Bragança a falar em nome dos Portugueses? A representar a nossa nação? Votem nele ...