Monday, November 12, 2007

It's a small, small, small, small world

Durante o fim-de-semana fui a alguns eventos do congresso do SEDS e tive oportunidade de ouvir falar umas pessoas muito interessantes e ver como certos meios são, de facto, pequenos.
Algo que achei interessante durante o congresso foi as vezes que foi mencionada a dicotomia NewSpace vs OldSpace (basicamente estas novas empresas que estão a sair de concursos como o X-Prize contra NASA/Boeing/Lockheed Martin/etc.). A maioria dos participantes do congresso (oradores incluidos) estava claramente biased a favor do fenómeno do NewSpace (acho que perdi a conta ao número de vezes em que alguém disse mal da NASA e da forma como, em parte por indecisões políticas, supostamente pararam de inovar e arriscar, etc.). Estranhamente, foi também a primeira vez desde que cheguei em que assisti pessoas a dizer bem do George Bush (ou melhor, meter uma foto dele num slide que não tinha um tom negativo), excepção feita ao meu colega comentador televisivo da Fox News (OK, foi só dizer bem do facto de ter decidido investir no regresso à Lua e na ida a Marte, mas enfim...).

O mais notório representante do OldSpace foi um antigo general de 4 estrelas que teve uma posição de destaque no Pentágono. Para além disso, é um cientista, antigo professor universitário, fez parte do programa de astronautas (nunca chegou a voar) e durante algum tempo foi um crítico tão feroz da NASA que para o calarem deram-lhe o cargo de chefe do centro Ames da NASA, perto de Silicon Valley. Apesar de estar lá supostamente para defender a NASA e tentar recrutar pessoas para lá respondeu a cerca de metade das perguntas que lhe fizeram com “Essa pergunta vai arranjar-me sarilhos mas...”. A relação de familiaridade que ele tinha com outros membros do NewSpace (Peter Diamandis, Rick Tumlinson, etc.) mostrava que já não era a primeira vez que tinham aquelas discussões sobre o futuro do espaço.

Depois de ver a apresentação do Peter Diamandis ao almoço fiquei com a sensação clara de que devia ter ido à festa que ocorreu no sábado à noite. O primeiro slide era dedicado ao tema “Mais uma vez o NewSpace ganha ao OldSpace” e tinha como imagem de fundo um jogo de Beer Pong (um jogo de bebida) onde a equipa do Peter Diamandis tinha ganho à equipa do antigo general de 4 estrelas e actual alto-responsável da NASA.

No comments: