Friday, November 30, 2007

Uma estratégia de marketing brilhante

Sinceramente não sei se em média os anúncios na TV aqui nos Estados Unidos são melhores ou piores que em Portugal (sei que definitivamente há muitos mais, mesmo para padrão TVI, e que a variância também é maior). Contudo, parece haver muito mais anúncios de produtos tipo TV Shop, mesmo em canais/horários mais mainstream (ou pelo menos nos canais que eu vejo - o raio da TV não tem comando pelo que na maioria das - poucas - vezes em que a vejo costuma ficar no Comedy Central que eu sou demasiado preguiçoso para me levantar e mudar o canal).

Há uns tempos para cá tem corrido um anúncio que me apraz comentar aqui hoje nesta edição especial do "Observações aleatórias dos EUA" com o vosso Miguel Valença Pires. É sobre um produto qualquer chamado Lipozeme ou qualquer coisa assim, desenvolvido por um tal de "Obesity Research Institute" que é publicitado como se fosse o único "medicamento" clinicamente provado para reduzir o peso corporal, especialmente gordura, numa "oferta especial não disponível em farmácias". Eu acho pessoalmente que o canal de distribuição escolhido faz todo o sentido do ponto de vista comercial - eu se algum dia descobrisse uma cura para um problema de saúde que afecta uma percentagem significativa da população mundial não a venderia a ninguém que não me ligasse nos próximos 10 minutos.

Segunda-feira vou passear por uns laboratórios no MIT ver se arranjo qualquer coisa desse género. Já estou a ver os anúncios: "Cansado de desidratação e diarreia crónica? Tem alergia ao quinino? A solução para os seus problemas chegou - cientistas no MIT descobriram a tão-aguardada cura para a malária. Um comprimido por dia reduz as suas hipóteses de uma morte causada por insectos em 95%. Ligue nos próximos 10 minutos e receba igualmente uma rede mosquiteira inteiramente gratuita, por apenas mais $9.99. O quê, não tem telefone aí no meio do pântano onde vive? Não há televisão por cabo no meio da savana em África? Pois então, azar, vai ter de ficar para a próxima."

No comments: