Sunday, March 9, 2008

Se calhar não devias estar a dizer isso agora...

O MIT (ou melhor, alunos do MIT) organiza todos os anos um concurso de empreendedorismo chamado MIT $100K (que na verdade começou como o MIT $10K já atribui prémios que se aproximam mais do meio milhão de dólares). Este concurso, largamente reconhecido como o maior e mais prestigiado concurso de empreendedorismo nos EUA, é destinado a trazer tecnologias desenvolvidas nos laboratórios do MIT para a esfera comercial e já foi responsável por lançar empresas que se tornaram grandes sucessos como a Akamai (eu sei que nunca ouviram falar dela mas se estão a ler este site a probabilidade de que já a tenham usado é alta).

Este ano, pela primeia vez, houve um prémio dedicado especificamente a start-ups no sector aeroespacial (um dos 7 prémios sectoriais específicos, para além do grande prémio), apesar de desta vez ter tido apenas 5 participantes (não totalmente surpreendente, dado o baixo nível de empreendedorismo no sector aeroespacial em geral). Uma vez que o principal organizador desta track também pertencia a uma equipa que estava a concorrer pediram-me para ajudar no dia em que iam ser escolhidos os semi-finalistas, recebendo os juízes e ajudando em tudo o que fosse necessário.

Um dos juízes era um capitalista de risco que tinha alguns investimentos no sector aeroespacial, incluindo na Eclipse Aviation (a empresa que lançou o mercado dos very light jets), apesar de esse não ser o foco dele. Na recepção final, enquanto conversávamos sobre a Eclipse e os problemas que eles tinham tido, ele vira-se para mim e diz "Só depois de eu ter investido naquela empresa é que eu soube do velho ditado na aviação, 'a melhor maneira de uma pessoa se tornar um milionário na aviação é começar como um bilionário' ". Não tenho bem a certeza se esse é o tipo de coisas que um juiz num concurso destinado a promover o empreendedorismo no sector aeroespacial deva andar a dizer...

No comments: