Monday, August 27, 2007

Massachussets - red state ou blue state?

Ou a história de como eu pensava que um estado da costa Leste era mais avançado do que na realidade é.

Sempre achei um bocado estranho como o estado do Massachussets (MA) podia ser considerado um estado liberal (no sentido americano do termo, não no sentido europeu), dada a quantidade de "old money" que por aqui existe e a origem puritana dos seus residentes iniciais, mas atribuia essa imagem à quantidade de jovens que se deslocam a todo o estado (e em particular à zona de Boston) para estudar. Desde que cheguei já assisti a muitas coisas que contrariam essa imagem(especialmente no que concerne às leis que governam a compra e consumo de álcool) mas o que assisti hoje bate tudo.

Algumas leis, tais como a idade minima de 21 anos para beber (verificada com bastante frequência em bares, discotecas, etc.) e a proibição de beber na rua são frequentes a todos os estados, mas algumas coisas são bastante específicas. Comprar álcool em si não é nada fácil (a maioria dos supermercados não o tem e quando tem é apenas cerveja e vinho) e chegam ao cúmulo de ter tarifas de importação para vinhos domésticos (basicamente, cada garrafa de vinho vindo da Califórnia tem uma taxa destinada a proteger os produtores de vinho locais), algo inimaginável na União Europeia e que nunca pensei que pudesse ocorrer dentro do mesmo país! Quando muitos habitantes locais começaram a deslocar-se ao New Hampshire* (lembrem-se: live free or die) para comprar álcool qual foi a resposta do estado? Sobrevoar a fronteira com helicópteros para detectar os carros com matriculas do MA estacionados em frente a lojas de bebidas para os mandar parar, inspeccionar os carros e multar (a situação tornou-se de tal modo ridícula que o NH mudou o formato das matrículas para ficar parecido com as do MA para tornar impssível a distinção pelo ar).

Quando tentámos organizar uma festa de comida/bebida internacional num dormitório deparámo-nos com uns problemas para obter autorização para ter álcool (os passos pelos quais é preciso passar são mais que muitos) mas eu pensei que uma escola inteira da universidade (no caso, a Sloan), no seu banquete de recepção aos novos alunos, se conseguisse safar melhor. Então não é que no decorrer de um New England Clambake organizado debaixo de uma tenda gigante no meio do campus (basicamente lagosta e bebida à borla) aparece a polícia do MIT e manda encerrar o bar (nem sequer permitia às pessoas beber garrafas de água) e basicamente dispersar todas as pessoas?

*Uma coisa engraçada sobre o NH: a auto-estrada principal que que liga o MA ao NH é uma auto-estrada "à espanhola", em que basicamente qualquer pessoa que precise de pôr gasolina ou verter águas tem que sair da estrada e entrar na povoação mais próxima. A única excepção? Uma loja de bebidas pertença do estado do NH uns quilómetros antes da fronteira com o MA, que ficava mesmo na beira da estrada.

No comments: