Sunday, August 26, 2007

MIT - there's no place like it in the world

Estar a tirar um MBA na Sloan School of Management, mais do que apenas estar a frequentar uma boa business school, é uma oportunidade unica de fazer parte de uma comunidade extraordinária (o MIT como um todo) que pura e simplesmente transborda de criatividade, imaginação e, mais importante do que isso, técnica.

Ler na internet antes de vir para cá um historial das melhores hacks (uma espécie de partidas muito específicas) já me deu uma ideia de que maneira o lema do MIT, mens et manus - mente e mão - é posto em prática. Uma visita guiada a alguns laboratórios do Departamente de Aeronáutica e Astronáutica (incluindo uma passagem pelo Wright Brothers Wind Tunnel) confirmou algumas ideias que eu tinha (o professor passava a vida a dizer dos alunos, incluindo alguns do segundo ano, coisas do género: "eu não sei onde é que eles vão buscar aquelas ideias, a gente diz-lhes que aquilo não pode funcionar mas os gajos constroem aquilo e a verdade é que aquela porcaria funciona") mas nada me preparou para o que eu vi hoje no regresso do metro para casa.

No relvado em frente a East Campus (um dos dormitórios mais sociais para undergrads) um grupo de alunos do EC decidiu montar uma feira/parque de diversões gratuito totalmente artesanal, feito de madeira, para comemorar o novo ano lectivo.
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Basicamente, um pequeno grupo de estudantes (presumivelmente de engenharia) desenhou, projectou (esperemos...) e construiu uma série de diversões (algumas potencialmente perigosas) e, mais importante do que isso num país como os EUA, conseguiu permissão dos tipos da health and safety (sempre era preciso assinar uma waiver que mais não era que uma folha de abaixo-assinado e que dificilmente teria algum valor jurídico, mas enfim...). As diversões iam de coisas tão "simples" como escorregas de altura variável e piscinas de esferovite a aparelhos tão complexos e potencialmente letais como giro-coisos (ver foto abaixo) e eram acompanhadas de um espectáculo laser artesanal projectado nas paredes de um edifício alto do campus que se encontrava por perto.
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Infelizmente hoje os que pareciam mais divertidos estavam muito cheios ou encerrados mas ainda deu para andar numa roda gigante, tipo rato encaujulado.
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Este sim é um amazing set of truly remarkable people. Não admira que saiam desta universidade tantas empresas.

No comments: