Thursday, October 11, 2007

É bom ver a motivação na companhia

Nas ultimas duas semanas o campus do MIT tem sido quase inundado por empresas a fazer apresentação de si próprias e dos seus programas para alunos de MBA (vou-me excusar por enquanto a fazer uma comparação detalhada entre as sessões de recrutamento dos vários bancos de investimento). Ontem ao almoço fui assistir a uma apresentação da General Motors (GM), em parte motivado pela curiosidade em saber porque é que uma empresa automóvel quase falida estava a gastar tanto dinheiro para tentar recrutar MBAs (incluindo pagar uma corrida de karts - mais adiante).

Ao que parece, a GM contrata cerca de 8 a 12 pessoas vindas de MBA para cada um de três grupos (o New York Treasurer's Office, como eles lhe chamam, um grupo de finanças e outro de consultoria interna - os dois últimos no Michigan). A apresentação até me despertou alguma curiosidade na empresa (especialmente o NYTO - pareciam ter algumas actividades bastante interessantes) mas reparei em dois pontos que me pareçeram algo recorrentes (especialmente tendo em conta a apresentação do dia seguinte): o desfilar de razões para convencer alguém porque é que Detroit é um bom sítio para se viver (ao que parece é preciso mesmo muita persuasão para se convencer alguém a mudar-se para lá) e o constante impingir de produtos GM (tentar convencer-nos a comprar um carro GM, incluindo o "employee discount" só porque estivémos na apresentação).

No dia seguinte a GM patrocinou na íntegra um evento do MIT Sloan Automotive Club, que alugou um autocarro para nos levar a uma pista de karts nos arredores de Boston onde fizémos um torneio, seguido de um jantar e de uma breve apresentação da GM (também pagou o aluguer para o fim-de-semana de um "Chevrolet Corvette ou equivalente" para o vencedor - acabou por ser um Cadillac sedan...). O tipo que estava a fazer a apresentação da empresa desta vez (um gajo mais novinho), para além de não parecer ter muita convicção no que estava a dizer saiu-se com pérolas como (do género ou equivalentes):

- "Os nossos carros já não são assim tão maus, a qualidade tem melhorado bastante."
- "Há quatro anos atrás quando me juntei à GM nunca pensaria em comprar um carro deles, agora troquei o meu carro por um Saturn (marca da GM) e estou bastante satisfeito"
- "Por favor comprem um carro GM, estão a pagar o meu salário"
- "Detroit não é horrível"

Com um discurso daqueles não sei como é que alguém pode ter dúvidas em concorrer...

No comments: