Sunday, October 7, 2007

Uma coisa que ainda me faz confusão aqui nos EUA...

...é a maneira como eles anunciam na televisão medicamentos que só podem ser vendidos com receita médica. Envolvem sempre frases do género "Diga ao seu médico que precisa de XYZ", que é como quem diz "O que são anos e anos de estudo e experiência comparados com o intervalo do Dr. House?".

Para fazerem publicidade a medicamentos as empresas têm que deixar claro nos anúncios na TV os efeitos secundários do medicamento, seja oralmente através do narrador ou via texto que dê para ler. Na puritana televisão americana é algo comum ouvir-se frases do género "Se tiver uma erecção que dure mais de quatro horas consulte o seu médico" mas a frase que mais me partiu foi a que vi escrita no anúncio de um spray nasal para as alergias: "The way Veramyst works is not totally understood".

2 comments:

João Branco (JORB) said...

Ehehe lindo. Eu tinha visto essa relativamente ao medicamento Ritalin, as anfetaminas que as soccer moms dão aos putos contra o ADD, aquela doença que no meu tempo se chamava "reguilice" e que se tratava com uns rotativos no pescoço.
Ainda me espanta como é que uma anfetamina que é usada para dar energia e actividade, é receitada para as crianças acalmarem por um "mecanismo não inteiramente compreendido".

E pronto, tu é que estás nos EUA e eu é que escrevo com uma sintaxe anglicizada.

Lemmings said...

Há uns tempos atrás tive que tomar umas gotas para os olhos que como efeito secundário podiam causar a impotência. Obviamente que a minha reacção foi deixar de usá-las. Mais vale ceguinho que... desafortunado à vida!